(11) 95897-0152
Atendimento de Segunda a Sexta das 9:00 as 18:00 e aos Sábados das 10:00 as 15:00
contato@nutristate.com.br
Dúvidas?
Óleo essencial de Pinho Siberiano, 10 mL
Nome científico: Abies sibirica
Origem: Rússia
Extração: Destilação de galhos e folhas
Descrição:
O óleo essencial é incolor e tem uma fragrância forte, refrescante e balsâmica. O Pinho é revigorante, refrescante e purificante, sendo amplamente usado em purificadores de ar, desodorantes e produtos de limpeza.
Antisséptico, antimicrobiano, antiviral, antirreumático, bactericida, descongestionante, diurético, expectorante, hipertensivo, revigorante, rubefaciente e estimulante (córtex suprerrenal, circulação e sistema nervoso).
Destilação de baixa pressão. A temperatura não deve ser excessiva e a destilação deve ser lenta, a fim de preservar o máximo de componentes ativos do óleo essencial. Estes são os componentes que contribuem para o seu efeito aromático especial e seu poder de cura. Cada óleo essencial deve ser destilado em tempos e temperaturas diferentes. Se um óleo essencial é destilado muito rápido (pressão e temperatura alta), alguns de seus componentes preciosos podem ser perdidos.
SISTEMAS CIRCULATÓRIO E IMUNOLÓGICO Má circulação.
Ação: Estimula a circulação e o sistema imunológico.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Bronquite, asma e laringite.
Ação: Possui boas propriedades antissépticas e expectorantes, podendo ajudar de modo geral em nos casos de infecção peitoral, especialmente quando usado em inalações a vapor.
SISTEMA GENITURINÁRIO
Cistite, hepatite e problemas na próstata.
Ação: Consta que reduz a inflamação da vesícula biliar e pode ser benéfico nos casos de gota.
SISTEMA NERVOSO
Debilidade nervosa, fadiga e fraqueza mental.
Ação: Conhecido pelas suas propriedades purificadoras e revigorantes, de modo que pode promover a energia e sentimentos de bem estar. Frequentemente usado antes da meditação.
PRECAUÇÕES
Manter fora do alcance de crianças. Evite contato com os olhos. Conservar em local fresco e ao abrigo da luz direta. Em caso de irritação suspenda o uso. Uso Externo. Não é tóxico e nem irritante (a não ser em concentrações elevadas) mas pode causar sensibilidade em alguma pessoas. Não utilize este óleo em pessoas com alergia de pele.
Anvisa 343/05
FORMAS DE USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
Uso:
Inalação: é um método bastante eficiente no trato das afecções respiratórias como: sinusite, resfriado, tosse, irritação da garganta, catarro, e de stress.
O aroma penetra pelo nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por meio dos cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico, no cérebro. Com a chegada dos impulsos nervosos, o sistema límbico (uma espécie de arquivo de cheiros e sensações) reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos aromas são capazes de afetar nosso humor, trazer lembranças, provocar sentimentos de alegria, tristeza, saudade, etc.
Prosseguindo o caminho, o sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo que, por sua vez, repassa para a hipófise. A informação vai, então, para outras glândulas e influencia a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios.
As moléculas aromáticas que entram pelo nariz também seguem pelas vias respiratórias até o pulmão. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas. De lá, a moléculas vão para o sangue junto com o oxigênio.
Métodos:
– Coloque em um pano 6 a 8 gotas de OE e faça três inalações profundas. – Coloque 3 ou 4 gotas de OE em um recipiente com água quente e inale o vapor durante 3 a 5 minutos, cobrindo a cabeça com um pano para evitar que se disperse as partículas de óleo.
Advertência: Feche os olhos ao inalar. Pessoas que sofrem de asma não devem realizar este método.
Banhos: um banho com OE, pode ser relaxante, sedativo, tônico, estimulante, afrodisíaco, refrescante, revigorante. É útil para aliviar dores musculares, afecções da pele, mas sua grande valia é no combate ao estresse.
Coloque de 6 a 8 gotas de OE na água quente, em uma banheira. Não esquente demasiadamente a água porque o óleo evapora-se com rapidez, permaneça no banho de 10 a 20 minutos.
Compressas: este método é muito eficaz para aliviar dor e reduzir inflamações. Acrescente 4 a 5 gotas de OE em um recipiente com água, em seguida imerge o pano na água, torce para eliminar o excesso de água e coloca sobre a região afetada.
Compressa quente, é eficaz em caso de dores musculares, cólicas menstruais. Quando a água esfria repete-se a operação.
Compressa fria, é eficaz para combater cefaléia ( aplica sobre a testa e a nuca ), inchaços, devendo ser trocada logo que a temperatura do corpo se aquece.
Aplicações tópicas: são úteis nas doenças cutâneas como a acne, aftas.
Os óleos essenciais aplicados na pele entram pelos poros e vão para os vasos sangüíneos que irrigam a derme. Depois, seguem para a corrente sangüínea, para o sistema linfático, músculos e órgãos.
Vaporizações: É ideal para a desinfecção de ambientes ou roupa de cama, é também um modo agradável de perfumar uma peça ou um ambiente, através de difusores elétricos ou a vela, ( o calor da chama converte a água e o óleos essencial na forma de um delicado vapor aromático) ou com aromatizadores em spray.
Gargarejo : É uma grande ajuda para o tratamento das superfícies mucosas orais, em aftas, gengivas inflamadas e mal hálito. Coloque 4 gotas do óleo essencial apropriado em ½ copo de água morna e bocheche, sem jamais digerir a substancia.
Massagens : é uma maneira importante para a aplicação dos óleos essenciais, sendo do ponto de vista físico, o modo mais eficaz de introduzi-los no organismo. Acontece uma interação entre o poder terapêutico do toque e a escolha dos óleos essenciais adequados à condição física, emocional e ao temperamento do paciente/cliente naquele momento específico.
Outras formas: Escalda pés, acrescentar em máscaras faciais, banho de acento, águas perfumadas e refrescantes.
Precauções
- Não use óleos essenciais puros diretamente sobre a pele. Os óleos essenciais são substâncias potentes e muito concentradas, por esse motivo têm que ser diluídos para facilitar sua aplicação e para não provocar reações cutâneas. Prefira diluir seu óleo escolhido em creme, água ou um óleo vegetal (carreador);
- Não use óleos essenciais para uso interno, via oral, sem orientação especializada. Os óleos essenciais são substâncias extremamente concentradas que podem afetar suas funções orgânicas de forma imprevista e desastrosa. A aromaterapia usa os óleos essenciais externamente buscando o efeito curativo através do aroma que afeta o nosso sistema límbico alterando condições fisiológicas ou mentais e emocionais;
- Grávidas e lactantes devem evitar óleos essenciais.
- Os frascos de óleos essenciais devem ser acomodados em local fresco, ao abrigo da luz e num local seguro.
AVISO LEGAL: As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Exoneração de responsabilidade: O benefício esperado por este produto pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui um estilo de vida, alimentação e estado clinico diferente.
Fique sempre atualizada das novidades e promoções, cadastre-se