(11) 95897-0152
Atendimento de Segunda a Sexta das 9:00 as 18:00 e aos Sábados das 10:00 as 15:00
contato@nutristate.com.br
Dúvidas?
Óleo essencial de Tangerina Cravo - 10ml
Citrus reticulata
Descrição:
Óleo essencial de aroma cítrico. É indicado para náuseas em gestantes, prisão de ventre, gases e indigestão.
Na beleza ele atua na celulite, marcas de expressão, marcas de cicatrizes, estrias, auxilia a reduzir inchaços e retenção de líquidos. Diluído em óleo vegetal.
No campo emocional é indicado para tratar insônia, estresse, fadiga mental, agitação, tensão nervosa e irritabilidade. Use no difusor elétrico com água ou no colar aromático.
As principais propriedades deste óleo são: antisséptico, antiespasmódico, citofilático, digestivo, sedativo e depurativo.
Óleo essencial extraído da casca. São necessários 250kg para a extração de 1 litro de óleo.
A Tangerina (Citrus nobilis ou Citrus modurensis) talvez seja originária da China, e não há dúvidas de que fosse conhecida naquele país desde a Antiguidade. É também conhecida como “mandarina”, denominação derivada do fato de que, no passado, a fruta era tradicionalmente ofertada como presente aos mandarins. O óleo essencial tem um cheiro muito delicado, fiel ao aroma da fruta, e é de coloração amarelo-ouro, com uma leve tonalidade fluorescente azul-violeta visível à luz clara.
Seus principais componentes são o limoneno, o dimetil antranilato e porções menores de geraniol, citral e citronelal. Uma importante aplicação do óleo de Tangerina dá-se no tratamento de problemas digestivos, uma vez que possui um efeito tônico e estimulante sobre o estômago e o fígado. Seu efeito sobre os intestinos é calmante (em comum com o óleo de laranja), e constatou-se que é mais eficaz quando usado em uma combinação sinergética com outros óleos cítricos. Por força de sua ação suave, o óleo de Tangerina é muitas vezes considerado na França como “o remédio das crianças”, sendo geralmente escolhido para ajudar nos problemas estomacais infantis, inclusive arrotos e soluços. Eu iria mais longe, dizendo ser esta uma escolha prudente para qualquer pessoa um pouco fragilizada, em especial para os idosos.
O óleo de Tangerina é um daqueles que podem ser usados com segurança durante a gravidez, uma vez que não irá prejudicar nem a mãe nem o bebê em desenvolvimento. É um esplêndido componente dos óleos de massagem destinados à prevenção de estrias. Usos mais importantes: Convalescença, problemas digestivos, esgotamento, tensão nervosa, irritabilidade, celulite, prisão de ventre, tratamento de pele.
Modo de uso:
SAÚDE
Gases
Faça massagem circular na região do abdômem com 1 gota para cada 5 gotas de óleo vegetal. Ingerir 2 gotas diluias em 1 colher de sopa de óleo de babaçu.
Caspa
1 gota em um punhado de xampu. Massagear o couro cabeludo e enxaguar. 30 gotas em 100ml de água. Borrifar no couro cabeludo e deixar secar.
Indigestão
Faça massagem circular na região do abdômem com 1 gota para cada 5 gotas de óleo vegetal. Ingerir 1 gota diluido em 1 colher de sopa de óleo de babaçu.
Soluço
Colocar o frasco próximo ao nariz e respirar profundamente. 1 gota de óleo de tangerina para cada 3 gotas de óleo vegetal. Massagear o peito e abdome.
Náuseas em gestantes
Inalação com 6 a 8 gotas de óleo em 1 litro de água fervente.
Prisão de ventre
Faça massagem circular na região do abdome com 1 gota para cada 5 gotas de óleo vegetal. Ingerir 3 a 5 gotas diluias em 1 colher de sopa de óleo de babaçu.
BELEZA
Marcas de cicatrizes
20 gotas em 30ml de óleo de rosa-mosqueta. Use todos os dias à noite.
Obesidade
Drenagem linfática com 30 gotas em 60ml de óleo vegetal. Auxiliar em tratamentos para emagrecer: ingerir 1 gota em 1 colher de sopa de óleo de babaçu 30min antes das refeições.
Pele oleosa
3 gotas diluídos em 1 colher de sopa de argila verde. Misture um pouco de água à argila até formar uma pasta, em seguida adicione o óleo de tangerina. Aplique no rosto e deixe por 20 min. Enxague em seguida. Utilize 10 a 20 gotas em 100gr de creme para o rosto e use como de costume.
Celulite
30 gotas em 60ml de óleo de andiroba. Massageie firmemente o local diariamente.
Poros dilatados
30 gotas em 60ml de óleo vegetal. Usar diariamente sobre as regiões.
Estrias
15 gotas em 30ml de óleo de rosa mosqueta. Massageie suavemente o local.
Marcas de expressão
15 gotas em 30ml de óleo de rosa-mosqueta. Use todos os dias à noite.
EMOCIONAL
Estresse - Insônia - Tensão nervosa - Angústia - Agitação - Fadiga mental - Irritabilidade
Banho: dissolva de 3 a 5 gotas na banheira. Aromatização: aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500ml de água e borrife no ambiente. Escalda-pés: em uma bacia de água morna, acrescente de 5 gotas de óleo de tangerina. Massagem: 30 gotas de óleo de tangerina em 60ml de óleo vegetal. O uso do óleo de tangerina complementará o tratamento feito por médico ou terapeuta.
Precauções
Este óleo é considerado não-irritante e não-tóxico, porém não é recomendado seu uso puro sobre a pele, podendo causar ardência.
Registro Anvisa - 343/05
FORMAS DE USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
Uso:
Inalação: é um método bastante eficiente no trato das afecções respiratórias como: sinusite, resfriado, tosse, irritação da garganta, catarro, e de stress.
O aroma penetra pelo nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por meio dos cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico, no cérebro. Com a chegada dos impulsos nervosos, o sistema límbico (uma espécie de arquivo de cheiros e sensações) reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos aromas são capazes de afetar nosso humor, trazer lembranças, provocar sentimentos de alegria, tristeza, saudade, etc.
Prosseguindo o caminho, o sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo que, por sua vez, repassa para a hipófise. A informação vai, então, para outras glândulas e influencia a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios.
As moléculas aromáticas que entram pelo nariz também seguem pelas vias respiratórias até o pulmão. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas. De lá, a moléculas vão para o sangue junto com o oxigênio.
Métodos:
– Coloque em um pano 6 a 8 gotas de OE e faça três inalações profundas. – Coloque 3 ou 4 gotas de OE em um recipiente com água quente e inale o vapor durante 3 a 5 minutos, cobrindo a cabeça com um pano para evitar que se disperse as partículas de óleo.
Advertência: Feche os olhos ao inalar. Pessoas que sofrem de asma não devem realizar este método.
Banhos: um banho com OE, pode ser relaxante, sedativo, tônico, estimulante, afrodisíaco, refrescante, revigorante. É útil para aliviar dores musculares, afecções da pele, mas sua grande valia é no combate ao estresse.
Coloque de 6 a 8 gotas de OE na água quente, em uma banheira. Não esquente demasiadamente a água porque o óleo evapora-se com rapidez, permaneça no banho de 10 a 20 minutos.
Compressas: este método é muito eficaz para aliviar dor e reduzir inflamações. Acrescente 4 a 5 gotas de OE em um recipiente com água, em seguida imerge o pano na água, torce para eliminar o excesso de água e coloca sobre a região afetada.
Compressa quente, é eficaz em caso de dores musculares, cólicas menstruais. Quando a água esfria repete-se a operação.
Compressa fria, é eficaz para combater cefaléia ( aplica sobre a testa e a nuca ), inchaços, devendo ser trocada logo que a temperatura do corpo se aquece.
Aplicações tópicas: são úteis nas doenças cutâneas como a acne, aftas.
Os óleos essenciais aplicados na pele entram pelos poros e vão para os vasos sangüíneos que irrigam a derme. Depois, seguem para a corrente sangüínea, para o sistema linfático, músculos e órgãos.
Vaporizações: É ideal para a desinfecção de ambientes ou roupa de cama, é também um modo agradável de perfumar uma peça ou um ambiente, através de difusores elétricos ou a vela, ( o calor da chama converte a água e o óleos essencial na forma de um delicado vapor aromático) ou com aromatizadores em spray.
Gargarejo : É uma grande ajuda para o tratamento das superfícies mucosas orais, em aftas, gengivas inflamadas e mal hálito. Coloque 4 gotas do óleo essencial apropriado em ½ copo de água morna e bocheche, sem jamais digerir a substancia.
Massagens : é uma maneira importante para a aplicação dos óleos essenciais, sendo do ponto de vista físico, o modo mais eficaz de introduzi-los no organismo. Acontece uma interação entre o poder terapêutico do toque e a escolha dos óleos essenciais adequados à condição física, emocional e ao temperamento do paciente/cliente naquele momento específico.
Outras formas: Escalda pés, acrescentar em máscaras faciais, banho de acento, águas perfumadas e refrescantes.
Precauções
- Não use óleos essenciais puros diretamente sobre a pele. Os óleos essenciais são substâncias potentes e muito concentradas, por esse motivo têm que ser diluídos para facilitar sua aplicação e para não provocar reações cutâneas. Prefira diluir seu óleo escolhido em creme, água ou um óleo vegetal (carreador);
- Não use óleos essenciais para uso interno, via oral, sem orientação especializada. Os óleos essenciais são substâncias extremamente concentradas que podem afetar suas funções orgânicas de forma imprevista e desastrosa. A aromaterapia usa os óleos essenciais externamente buscando o efeito curativo através do aroma que afeta o nosso sistema límbico alterando condições fisiológicas ou mentais e emocionais;
- Grávidas e lactantes devem evitar óleos essenciais.
- Os frascos de óleos essenciais devem ser acomodados em local fresco, ao abrigo da luz e num local seguro.
AVISO LEGAL: As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Exoneração de responsabilidade: O benefício esperado por este produto pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui um estilo de vida, alimentação e estado clinico diferente.
Fique sempre atualizada das novidades e promoções, cadastre-se